domingo, 22 de novembro de 2009

Creche Escola Maria de Nazaré

....................Créditos: Rubiana Kellys

A Creche Escola Maria de Nazaré nasceu há oito anos no bairro de Jardim Paulista Baixo, na cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife. Foi idealizada pela então coordenadora geral Terezinha Farias, que sensibilizada com a situação de alguns moradores, resolveu junto com algumas mães montar um núcleo que atendesse as crianças carentes e suas respectivas famílias. “Esse trabalho não é só meu, é nosso. Isso é responsabilidade social, não devemos esperar do governo”, diz a coordenadora.
Atualmente, a creche atende aproximadamente 100 crianças, com idade entre 0 a 6 anos, dos bairros de Jardim Paulista Baixo, Jardim Paulista Alto, Mirueira, Paratibe e Nobre. Essas crianças recebem assistência pedagógica, alimentação e recreação. As mães são assistidas com acompanhamento psicológico e as gestantes recebem o enxoval, que é confeccionado no próprio local. Elas também são encaminhadas às casas de famílias para fazer trabalhos domésticos, o que ajuda na sua renda financeira.
A instituição sobrevive de doações de amigos e moradores do bairro. Conta ainda com a colaboração dos voluntários, que juntos realizam ações socioeducativas com o objetivo de arrecadar donativos. O bazar é um dos exemplos dessas ações que vêm ajudando para a manutenção da creche. O voluntariado é composto pelas próprias mães que dividem entre elas as tarefas do dia a dia do infantário. Elas opinam, dão sugestões e participam diretamente nas decisões tomadas em prol do centro educativo. “Somos uma grande família, cada um contribui como pode, esse é o diferencial”, enfatiza Terezinha.

1 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de entrar em contato com vocês e com Shirley Hunter

Postar um comentário